Portal oferece mais de 1.300 serviços públicos já em 2018

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Com o intuito de ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços públicos digitais, o Governo Federal está ampliando e tornando o Portal de Serviços o canal único e integrado para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica e acompanhamento de demandas.
A meta é incorporar 100 novos serviços ao longo do ano e completar a proposta atual de 1.254 serviços, sendo 41% totalmente digitais. A oferta é organizada em 120 categorias e abrange todos os campos de atuação do Governo Federal.
"O Governo Federal estabeleceu que a prioridade máxima é a simplificação e transformação digital dos serviços públicos oferecidos ao cidadão e empresas. Esse movimento incorpora o aprendizado da gestão pública e amplifica o potencial de ganhos para a sociedade", destaca Gleisson Rubin, secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).
Conheça o Portal de Serviços do Governo Federal
A estimativa com a digitalização dos serviços é uma redução em até 97% do custo para o governo, além de eliminar os deslocamentos desnecessários, o tempo de espera nas filas, a impressão de certidões e a autenticação de documentos, algumas das dificuldades enfrentadas no atendimento presencial.
Para que essa transformação aconteça de forma rápida e escalonada, o Ministério do Planejamento disponibiliza aos órgãos e entidades um guia em que estão propostos um conjunto de ferramentas e métodos de suporte. No documento, as informações são apresentadas em formato simplificado e com o objetivo de autoaplicação.
Plataforma de Cidadania Digital
O Portal de Serviços materializa a Plataforma de Cidadania Digital e é um dos cinco componentes essenciais para a aceleração dos processos de digitalização nos órgãos. O objetivo é propor soluções comuns para problemas comuns.
Na Plataforma também estão previstos: ferramenta de solicitação e acompanhamento dos serviços públicos; mecanismo de acesso digital único do usuário (login único); ferramenta de avaliação da satisfação dos usuários; e painel de monitoramento dos serviços públicos, disponível desde janeiro no portal.
Além de cada componente do programa, houve ainda um esforço de planejamento de uma estrutura de governança que colocasse em contato permanente as principais partes interessadas e parceiros de execução.
A Plataforma faz parte de um esforço maior do Governo Federal em desburocratizar, simplificar e tornar mais leve o serviço público. Ela se insere no programa Brasil Eficiente, de desburocratização, que tem dado caráter estratégico e uniforme às diversas ações de simplificação e digitalização.
Fonte: Brasil Eficiente, com informações do Ministério do Planejamento