CONHEÇA O 

BRASIL EFICIENTE

O programa Brasil Eficiente reúne medidas para desburocratizar, simplificar, modernizar e melhorar a prestação de serviços para a sociedade.

É um esforço do Governo Federal para facilitar o dia a dia de cidadãos e empresas. Dentre as principais iniciativas, destacam-se o Portal de Serviços – uma plataforma que reúne um grande número de serviços públicos para eliminar filas e reduzir custos -, a Carteira Nacional de Habilitação digital, que poderá ser consultada pelo celular, e o INSS Digital, que permite a consulta do extrato do INSS e o agendamento de perícias. Além disso, o cidadão não tem mais a obrigação de apresentar documentos impressos que já constam na base de dados do governo. As medidas evitam fraudes, reduzem custos e dão mais celeridade aos processos.

Essa grande transformação já teve início e você faz parte dela.

Assista ao vídeo

Ajude a deixar nosso Brasil mais eficiente.
Contribua

Clique no botão ao lado e compartilhe suas ideias para melhorar e simplificar a gestão pública. Sua contribuição faz a diferença.

Simplifique!

Conheça os projetos

Passe Livre Interestadual

Sistema informatizado cruza dados e facilita a solicitação do benefício

Know >>

CNH Digital

Além da versão impressa, a carteira de habilitação também poderá ser consultada pelo celular

Know >>

Meu INSS

Tudo o que você precisa de uma agência do INSS agora pode ser feito na internet

Know >>

Plataforma de Cidadania Digital

Serviços públicos estarão reunidos em uma plataforma para eliminar filas e reduzir custos

Know >>

AS LEIS DA
DESBUROCRATIZAÇÃO 

O Decreto de 7 de março de 2017, assinado pelo presidente Michel Temer, criou o Conselho Nacional para a Desburocratização – Brasil Eficiente. O decreto promove  a simplificação administrativa, a modernização da gestão e a melhoria da prestação de serviços às empresas, aos cidadãos e à sociedade civil. Outras normas também contribuíram para a formulação do Brasil Eficiente. 

Confira a Legislação

PERGUNTAS
FREQUENTES

Entenda os principais pontos do Brasil Eficiente

O que é o programa Brasil Eficiente?
A partir de uma série de medidas, o programa diminui a burocracia, simplifica, moderniza e melhora a prestação de serviços para empresas e cidadãos. Ele ainda ajuda a promover um melhor ambiente de negócios e cria, no País, as condições necessárias para o crescimento sustentável e para a geração de empregos.
Quem faz parte do programa?
Todos os órgãos do serviço público federal, inclusive ministérios e a presidência da República.
Por que é importante reduzir a burocracia?
Ao simplificar os processos, o governo reduz custos, incentiva investimentos, promove desenvolvimento e geração de empregos. Além disso, o cidadão ganha ao simplificar a vida e reduzir o tempo gasto para atender a exigências e obter benefícios junto ao estado.
O Brasil Eficiente já está em funcionamento?
Sim. Existem 226 iniciativas desenvolvidas pelos Comitês Permanentes para a Desburocratização. Deste total, 74 já estão plenamente implementadas, beneficiando os brasileiros.
Quem coordena o programa?
O Conselho Nacional para a Desburocratização – Brasil Eficiente, que é presidido pela Casa Civil. Sua missão é a de desenvolver e promover a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a melhoria da prestação dos serviços públicos para empresas e cidadãos.
Quais são os eixos de atuação?
Saúde, educação, serviços digitais e integração de dados, por exemplo. Com esses parâmetros, se busca reduzir o tempo perdido com burocracia no País.
O que faz o Conselho Nacional para a Desburocratização?
Formado por membros do Executivo, Legislativo e da sociedade civil, o Conselho se encontra a cada três meses para monitorar e desenvolver ações que facilitem a vida das empresas e da população em geral.
E o que são os Comitês Permanentes para a Desburocratização?
Cada ministério possui um comitê para elaborar ações, metas e identificar problemas em cada área. Assim, é possível ver o que pode ser simplificado e o que dá para melhorar na esfera do poder público.  Eles funcionam como um escritório de projetos.
O que é a Plataforma de Cidadania Digital?
É uma ferramenta que permite o acesso às informações e serviços prestados pela administração pública. A plataforma vai reduzir filas e deslocamentos desnecessários, facilitar a autenticação de documentos, entre outros benefícios para os cidadãos e empresas. Além disso, ela vai diminuir em 97% os custos burocráticos para o Governo do Brasil.
Como posso ajudar?
O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) desenvolveram o Simplifique!, uma ferramenta pela qual qualquer usuário de serviços públicos pode contribuir e participar do processo de simplificação do país. Com o Simplifique!, o cidadão pode mandar uma solicitação para simplificar os serviços prestados por qualquer órgão ou entidade do Poder Executivo Federal. Basta acessar o sistema, dizer qual o serviço que a ser simplificado e mandar a solicitação. A iniciativa será analisada e encaminhada para o Comitê de Desburocratização do órgão, que tem até 60 dias para responder.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rede digital permite a abertura de empresas em até 5 dias

Rede digital permite a abertura de empresas em até 5 dias

Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estão incluídos no plano de trabalho, que deve ser 100% concluído em 2019

Sine Fácil encaminha mais de 300 mil para entrevistas

Sine Fácil encaminha mais de 300 mil para entrevistas

Em 9 meses, solução do Ministério do Trabalho tem 1 milhão de downloads efetuados e mais de 36 milhões de busca de emprego

DigiSUS-Gestor vai gerar mais eficiência nos gastos públicos

DigiSUS-Gestor vai gerar mais eficiência nos gastos públicos

Com novo sistema digital, Ministério da Saúde conseguirá acompanhar metas e indicadores de estados e municípios do Brasil

Carteira Nacional de Habilitação Digital chega a 22 estados

Carteira Nacional de Habilitação Digital chega a 22 estados

O documento digital possui a mesma validade e elementos da carteira em papel, garantindo a autenticidade dos dados