última modificação 16/03/2018 11h31

Carteira Nacional de Habilitação Digital chega a 22 estados

Com a inovação, motoristas circulam com o documento diretamente em seus smartphones
Carteira Nacional de Habilitação chega a 22 estados

Arquivo/Agência Brasil 

A Carteira Nacional de Habilitação Digital já pode ser obtida em 22 unidades federativas do Brasil, oferecendo comodidade e segurança aos motoristas brasileiros. O aplicativo que disponibiliza a CNH-e se aproxima da marca de um milhão de downloads e pode ser obtido gratuitamente.

“Estamos dando um passo à frente, desburocratizando o processo. Há um conjunto de padrões técnicos para suportar um sistema criptográfico que assegura a validade do documento. Com isso, quem esquece a CNH em casa não estará sujeito à multa e pontos na carteira. Basta apresentar o documento digital”, destaca o ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

O documento digital possui a mesma validade e elementos da carteira em papel, podendo ainda ser exportado e utilizado como comprovante de identidade. A cobrança de eventuais taxas de cadastro fica a cargo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada unidade federativa.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Norte e Roraima, estados que ainda não oferecem o serviço, entidades de trânsito concluem ajustes finais no sistema. A previsão é de que eles estejam adaptados até julho.

Com o intuito de oferecer uma alternativa moderna e prática aos condutores, o Governo do Brasil deu início à implantação da solução em outubro do último ano, em Goiás. Por ter se adaptado com a tecnologia necessária, o estado foi escolhido para testar o projeto-piloto. Dessa forma, foi possível ajustar os procedimentos antes da expansão nacional.

Como obter a CNH digital

Para receber a Carteira digital, o motorista que possui o modelo atual com o QR Code (código semelhante ao de barras que carrega informações diversas) deve se cadastrar no portal de serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). No caso de habilitações sem a tecnologia QR Code, é possível solicitar uma segunda via ou esperar o prazo para renovação.

[Info] Passo Passo CNHe-01.jpg

Em seguida, é necessário ir ao Detran onde a habilitação foi emitida para verificação das informações. Quem possui certificado digital pode fazer essa etapa on-line, sem ter necessidade de se deslocar.

Após a confirmação dos dados, o download do aplicativo CNH-e deve ser feito nas lojas Apple ou Google Play. Uma conexão com a internet é necessária apenas na ativação inicial. Depois do primeiro uso, o documento ficará disponível no dispositivo móvel para consulta mesmo quando o telefone estiver sem conexão.

Todos os elementos da carteira impressa estarão salvos na ferramenta, de modo a atestar a sua autenticidade. Para garantir a segurança, além do uso de código a cada visualização, a transmissão de dados é feito por sistema criptografado. Em caso de perda do celular, é preciso ir ao Detran ou acessar o portal do Denatran, caso tenha o certificado digital.

Em atualização futura, o aplicativo deverá informar ao condutor a sua pontuação referente a infrações cometidas, data de renovação da habilitação e outros dados sobre segurança no trânsito.

Fonte: Brasil Eficiente, com informações do SerproMinistério das Cidades, Denatran-RJ, Denatran-SP, Denatran-PB, Denatran-RN, Denatran-RR e Detran-DF