
Carteira de trabalho digital
Permite ao trabalhador acessar as suas informações cadastrais e contratos de trabalho pelo celular
Situação atual: in progress
Órgão responsável: Ministério do Trabalho
O que é
Com a Carteira de Trabalho Digital, será possível acessar informações sobre o documento em um aplicativo para celulares. Os registros trabalhistas, como contratos atuais e antigos, além de informações de identificação do trabalho, ficam disponíveis em um ambiente virtual. Essa ferramenta também permite solicitar a primeira e a segunda via da carteira de trabalho impressa.
Objetivos
Reduzir burocracia, evitar fraudes e fortalecer a fiscalização do Ministério do Trabalho são apenas alguns objetivos desta iniciativa. Com um sistema digital, o poder público passa a ter uma ferramenta a mais para garantir e proteger o seu direito: você ganha facilidade, praticidade e deixa de enfrentar filas.
Benefícios esperados
Acesso mais simples às informações trabalhistas, não importa a hora e o lugar onde o trabalhador esteja.
Principais realizações
Desde novembro de 2017, o trabalhador tem em mãos a versão digital da carteira de trabalho, com acesso às informações mais importantes do documento de forma simplificada.