última modificação 15/03/2018 15h32
Sistema Integrado de Informações sobre Desastres

Sistema Integrado de Informações sobre Desastres

Sistematização do processo de reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública

Situação atual: in execution

Órgão responsável:  Ministério da Integração Nacional

O QUE É

Em caso de ocorrência de desastre, o município ou estado realiza a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública e pode solicitar o reconhecimento federal do decreto. Esse procedimento é todo realizado por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

OBJETIVO

Tornar todo o processo digital.

BENEFÍCIOS ESPERADOS

Diminuição do prazo entre a solicitação e o reconhecimento ou não ao pleito; criação de banco de dados relacionado aos desastres (reconhecimentos, danos humanos e materiais e prejuízos); maior transparência das informações geradas no processo.

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

Anteriormente, o procedimento era realizado em meio físico (protocolo do processo em papel) e poderia durar meses por conta:
- dos ajustes solicitados por ofício,
- da necessidade de solicitação de cópia do processo para consulta,
- e da inexistência de um banco de dados para saber onde eram as localidades que sofriam mais com a recorrência dos desastres.

Atualmente, o processo pode ser reconhecido no mesmo dia (dependendo da documentação apresentada e da quantidade de processos aguardando análise).